Confederação de Empresários da Galiza
Mobilidade da População na Eurorregião
A população da Eurorregião aumentou para 6.373.285 habitantes, 58% na Região Norte e 42% na Galiza.
O número de galegos a viver em Portugal continua a aumentar, atingindo 5.020 pessoas (2.417 homens e 2.603 mulheres).
Dos estrangeiros residentes na Galiza, 18,65% eram portugueses.
Durante o ano de 2023, na Galiza, foram efetuados um total de 6.773 contratos com cidadãos portugueses.
Mobilidade Laboral
6.773 cidadãos portugueses foram contratados na Galiza. Foram formalizados 603 contratos com trabalhadores portugueses residentes em Portugal, sendo Pontevedra (67%) e Ourense (mais de 20%) as províncias com maior número de contratos.
O sector da hotelaria e restauração (mais especificamente os serviços de alimentação e bebidas) continua a ser o sector que mais contratos assinou com trabalhadores portugueses na Galiza.
O sector dos transportes e armazenagem continua a ser o sector de atividade que na Galiza contrata mais trabalhadores residentes em Portugal, quase 26% do total. Produziram-se 904 contratos (mais especificamente o transporte terrestre e por condutas com 713 contratos) e na indústria transformadora atingiram-se 895 contratos, principalmente na indústria alimentar.
A construção, com quase 17% do total de inscrições na Segurança Social, é o sector de atividade com mais inscritos de nacionalidade portuguesa na Galiza. Os transportes e armazenagem consolidam-se como o segundo sector com mais filiados portugueses, 16,15% do total, seguido do comércio.
De acordo com as inscrições na Segurança Social dos trabalhadores portugueses na Galiza, o sector mais feminizado é o das “Atividades das famílias empregadoras de pessoal doméstico; atividades das famílias produtoras de bens e serviços para uso próprio”, no qual 97,13% dos trabalhadores são mulheres. Em segundo lugar está “Atividades de saúde e ação social”, com 79,48% de mulheres.
Trabalhadores Deslocados
Em relação a 2022, registou-se um aumento de 56% no número de trabalhadores de empresas portuguesas destacados na Galiza, atingindo um total de 5.533 pessoas.
A província da Corunha continua a ser a que regista o maior número de trabalhadores destacados de empresas portuguesas, com 47% do total, seguida de Pontevedra com 43%.
No que diz respeito ao número de trabalhadores da Galiza destacados para Portugal, registou-se um total de 11.565, sendo a Corunha a província de origem, com 54,14% do total
Mobilidade Empresarial
Das 111 empresas que solicitaram a inscrição no Registo de Empresas Acreditadas, 99 (89%), eram portuguesas. Destas, a maioria, 43%, solicitou o registo para trabalhar na província da Corunha, seguida de Pontevedra com 35%.
Das 369 empresas estrangeiras registadas no Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, 49 eram galegas (57%, pertencem à província da Corunha).
FONTE
Blog Eures CEG (2024, Nov 6). La CEG presenta el informe de indicadores de movilidad transfronteriza en la Eurorregión Galicia-Norte de Portugal. https://ceg.es/blog-eures-ceg/es/la-ceg-presenta-el-informe-de-indicadores-de-movilidad-transfronteriza-en-la-eurorregion-galicia